Em 2021, a Coeficiência elaborou o projeto, forneceu material e instalou os tratamentos para aprimorar acústica no auditório no Edifício Le Monde da Construtora Marluc em Maringá/PR. Um dos centros empresariais mais modernos do Paraná, que abriga grandes empresas de diferentes setores.
Desafio do Projeto Acústico
Conforme relembra o Arquiteto Washington Vilela da A5 Arquitetura:
“O auditório Le Monde, foi um projeto desafiador por conta de 2 premissas iniciais. Primeiro, ele precisaria ser um espaço multifuncional, que funcionasse em várias dinâmicas, formato auditório com cadeiras, com mesas, etc, até com a possibilidade ter duas faces para apresentação, em lados diferentes da sala. Depois, nos foi proposto entregar uma uma obra que tivesse um custo-benefício muito alto.”
Portanto, era preciso garantir a qualidade acústica para palestras e apresentações com o melhor relação custo beneficio possível. Além disso, era necessário alinhar tudo ao design de interiores elaborado pelo renomado escritório A5 Arquitetura.
Uso do Auditório do Edifício Le Monde
O auditório teria um uso misto, com capacidade para 150 pessoas. Dessa forma, o espaço atenderia diversas demandas. Empresas do edifício utilizariam o auditório para eventos, reuniões, apresentações de produtos e cursos. Assim, o espaço seria otimizado para diferentes propósitos. Portanto, foi essencial criamos um espaço compartilhado de alto nível.
Critérios Para Escolha de Soluções
Para adequação acústica do auditório do edifício, a equipe de arquitetura solicitou soluções acústicas acessíveis, duráveis e integradas ao design sofisticado. Portanto, nossas escolhas precisavam atender a todas essas exigências.
Além disso, as soluções deveriam atender aos critérios obrigatórios de incêndio estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros. Dessa maneira, garantimos a segurança do projeto.
Acústica no Auditório – Materiais Utilizados
Uma das principais exigências era manter a estética industrial do concreto aparente. Dessa forma, conseguimos manter a identidade visual do projeto. Por isso, precisávamos de soluções inovadoras para garantir conforto acústico sem comprometer o visual. Assim, mantivemos o equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Utilizamos materiais absorvedores porosos, compostos de lã-de-PET de 50mm de espessura e alta densidade. Dessa maneira, garantimos uma solução eficaz e sustentável. Inserimos esses materiais no interior das cubetas da laje de concreto aparente para conseguirmos preservar a estética e atender as necessidades acústicas.
O trabalho junto aos arquitetos permitiu compatibilizar a cor do material utilizado com a pintura das cubetas, os tratamentos acústicos passam praticamente despercebidos por olhos desatentos.
Curiosidade: Reutilizamos mais de 2000 garrafas PET em painéis para absorção acústica. Isso destaca o compromisso do projeto com a sustentabilidade.
No piso, optamos pelo carpete. Dessa forma, conseguimos contribuir ainda mais para o conforto acústico. No forro, utilizamos absorvedores tipo banda larga feitos de gesso perfurado, com uma camada de lã no dorso. Com isso, alcançamos uma melhor absorção acústica, mantendo o visual do ambiente.
A consultoria do Guilherme colaborou para encontrarmos estratégias para chegarmos no resultado acústico com qualidade e um baixo custo, como o tratamento dos alvéolos da estrutura.
Encontrar um parceiro que entende os desafios e soma para solução de um trabalho, de forma eficiente, ágil e inteligente, é o que todo profissional busca. E é o que nós encontramos com a Coeficiência.
Arquiteto Washington Vilela – Socio proprietário do escritório A5 Arquitetura
Resultado
O resultado foi um auditório moderno e versátil. Dessa forma, ele atende as necessidades dos usuários de maneira eficaz. Ele está preparado para apresentações, reuniões, palestras, aulas e até sessões de meditação.