Tudo que você precisa saber sobre Absorção Acústica

No que que diz respeito a acústica, é comum encontrarmos no dia a dia quem nunca ouviu, tem pouco conhecimento ou se confunde sobre os termos mais recorrentes no ramo e características acústicas de materiais. Atualmente, existe no mercado uma gama de materiais que são vendidos como acústicos ou termo acústicos para aplicações diversas, mas a realidade é que todos possuem qualidades acústicas como isolamento, absorção, difusão ou reflexão e que algumas qualidades são mais acentuadas que outras, dependendo das particularidades de cada material. Este conteúdo te ajudará a entender o que é absorção acústica, quais são os materiais que mais absorvem o som, onde são utilizados, objetivos de aplicação e características técnicas.

    • O que é: uma capacidade que os materiais possuem de dissipar energia sonora

  • Onde é usado: Onde os efeitos da reverberação são muito notáveis, geralmente grandes espaços com superfícies rígidas  o excesso de superfícies refletoras que fazem com que os sons se propague por mais tempo, tornando o recinto mais ruidoso e  difícil para se comunicar, fazendo as pessoas elevarem o tom de voz e falar mais pausadamente em um esforço mútuo para pronunciar palavras com maior precisão e entender o que está sendo dito como auditórios, teatros, igrejas, praças de alimentação, restaurantes, salas de aula, atuando. Em estúdios,  geralmente pequenos, o excesso de reverberação está associado a reflexões destrutivas que prejudicam a qualidade de gravação, por isso a importância de superfícies que absorvam o som. Em cada caso a quantidade de absorção deve ser calculada de acordo com as dimensões e finalidade de uso do local, ou seja, palavra falada, música ao vivo, gravação ou audição musical.
Absorção acústica em estúdios.
    • Objetivos da aplicação:  Tornar ambientes mais confortáveis para audição humana, auxiliar no entendimento da palavra falada, redução de distrações ou proporcionar uma ambiência agradável. Em galpões de indústrias e ginásios em que o campo reverberante tem contribuição significativa e a fonte sonora não está próxima, pode atuar na atenuação dos níveis de ruído internos acelerando o decaimento sonoro de fontes impulsivas como choques de peças metálicas e redução da propagação de gritos da plateia.
  • Materiais: são chamados de absorsores. A característica principal é serem macios e fibrosos. A família das lãs (de vidro, de rocha e de pet), feltros, carpetes, espumas e outros tecidos com espessura considerável e trama não muito estreita ou muito esparsas. Podem estar dispostos atrás de painéis vazados, perfurados ou ranhurados, revestidos ou cobertos por tecidos. Podem ser integrados ao forro, às paredes e pisos, dependendo do uso de cada local. Atuam dissipando as ondas sonoras principalmente nas médias e altas frequências (onde o ouvido é mais sensível), porém na região das frequências graves podem ser aplicados em sistemas massa mola como forma de ampliar a banda de atuação de painéis de absorção ressonantes.

    01.Lã de pet; 02. Painel perfurado; 03.Baffle acústico; 04.Painel ranhurado
  • Cálculos: cada superfície possui um coeficiente de absorção, representado pela letra α (Sabines), que tipicamente varia entre 0 e 1. O valor representa a média aritmética da razão entre a energia sonora absorvida e a total incidente na superfície por bandas de frequência (250Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz). Valores iguais a 1 podem ser exemplificados como um vão ou janela aberta em que todo o som passa sem resistência; iguais a 0 estão relacionados a superfícies rígidas; valores maiores que 1 são encontrados em medições em laboratórios e normalmente ocorre devido a difração do som nas bordas da amostra, devendo ser considerado um fator de correção antes de realizar os dimensionamentos de projeto.  O projetista deve ter em mente que qualidade dos dados de entrada são primordiais para o êxito do condicionamento acústico.

Portanto, a absorção acústica é uma característica de absorver ondas sonoras presente em todos materiais, sendo que os macios e fibrosos possuem maior capacidade de absorção do que os rígidos. Os coeficientes de absorção variam entre e 0 e 1, valor que representa a razão entre a energia sonora absorvida e o total que incidiu sobre ela. A sua aplicação mais comum é no revestimento de superfícies de recintos para controle de reverberação, ou seja, a diminuição da propagação sonora, com o objetivo de fazer o ambiente soar bem musicalmente, aumentar o entendimento da fala, reduzir a propagação de sons e ruídos de maneira geral.

Entre em contato para mais informações e orçamentos de Condicionamento Acústico de ambientes para suas diversas finalidades.

O que achou desse artigo? Tem alguma dúvida? Gostou? Dê sua opinião ou pergunte abaixo.  Assine nossa Newsletter para receber as atualizações do nosso canal em primeira mão!

Uma resposta para “Tudo que você precisa saber sobre Absorção Acústica”

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!