Conforto acústico em hospitais, exigências normativas e a tendência por ambientes humanizados

A promoção de saúde tem se tornado referência para a arquitetura, o desafio é o de projetar ambientes humanizados em que o paciente sente-se acolhido e estabelece adequadas relações psicológicas, o Pacient Centered Design, para isso opta-se por trazer para esses espaços signos e valores que encontramos em nossas casas em integração com o espaço exterior.

Conforto acústico hospital

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da Resolução – RDC n° 50 de 2002 determina que os compartimentos das diversas unidades funcionais dos EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde) devem se agrupar pela demanda de sua população a determinadas condições de conforto. Entretanto, devem ser cumpridos os requisitos de condicionamento ambiental estabelecidos nas normas genéricas de construção.

Segundo a Agência, em projetos arquitetônicos de EAS a norma Tratamento acústico em recintos fechados ABNT NBR 12.179  precisa ser considerada como forma de diminuir a propagação sonora durante sua trajetória. Alguns dos elementos incorporados ao projeto para atingir este objetivo  podem fazer parte da própria decoração, como carpetes, cortinas ou painéis para reduzir as reflexões sonoras dentro do recinto e nos corredores quando aplicado reduzir a propagação de ruído como passos, conversas e deslocamento de macas e equipamentos.

Além disso os níveis de ruído para conforto acústico devem se encontrar dentro dos limites estabelecidos pela ABNT NBR 10152 presentes na tabela a seguir:

Tabela 1 – Valores dB(A) e NC (ABNT NBR 10.152 níveis de ruído para conforto acústico)

Incorporando aos projetos de EAS critérios de conforto acústico, além do cumprimento de normas reguladoras, agrega-se a dimensão humana aos hospitais e isso reflete positivamente na experiência do usuário. Segundo pesquisas feitas pelo Medicare (Sistema de Saúde Norte-americano), o silêncio aumenta os índices de satisfação com o estabelecimento de saúde.

A Coeficiência oferece consultoria  e projetos acústicos, prezando pela eficiência na utilização de recursos em sinergia com o design interior para atender aos diversos critérios de conforto acústico na em consultórios, hospitais e outros serviços de saúde.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!