Porta acústica, a importância da vedação para o desempenho acústico de edificações.

O mercado da construção civil brasileiro como um todo encontra-se frente ao desafio de se adaptar a norma ABNT:NBR 15575 de 2013 – Desempenho de Edificações Habitacionais – que estabelece parâmetros mínimos a serem atendidos para diversos requisitos. Dentre os requisitos, está definido que apartamentos precisam sair de fábrica com proteção acústica. Além do projeto e da especificação de materiais de qualidade, a fase execução é primordial para o desempenho dos sistemas construtivos, portanto nesse artigo discutiremos a importância da vedação para o desempenho acústico dos sistemas, mais especificamente para o caso de portas.

A principal via de acesso dos ruídos ao interior de uma edificação são as passagens de ar normalmente encontradas nos vãos das paredes, ou seja, portas e janelas, mas também entradas de ventilação ou ar condicionados. A “lei da fresta”, termo criado pelo diretor da Atenua Som, Edison Moaraes, membro fundador e atual presidente da ProAcústica – Associação Brasileira Para a Qualidade Acústica – mostra o quão relevante é a vedação para o desempenho acústico, apenas 1mm de espaçamento entre o perfil e a parede pode reduzir o desempenho de uma janela em até 20dB. Outra relação apresentada por pesquisadores é a de que 1% de passagem de ar em um sistema compromete 50% do desempenho acústico do sistema.

Gráfico lei das frestas.

De fato, a importância de uma vedação de qualidade para a performance acústica é inerente a todos os sistemas construtivos, principalmente para os sons nas frequências altas, região sonora de vozes e do trânsito de veículos. Se a execução negligenciar a importância da estanqueidade do sistema, até as melhores portas e janelas podem ter um desempenho inferior ao prometido pelo fabricante.

Algumas práticas e itens combinados conferem maior vedação para o sistema e conferir o máximo de desempenho que uma porta ou janela pode proporcionar. Segundo Celso Antunes, nosso parceiro e proprietário da empresa Antunes Porta-Pronta, prestando serviço de excelência na montagem e instalação de kits para as maiores construtoras de Maringá a mais de 10 anos no mercado da construção civil. Alguns componentes podem ajudar na estanqueidade da porta, reduzindo as passagens de ar e ajudando a garantir a eficiência acústica do conjunto, a seguir listamos os principais:

  • Veda Portas:  existente em vários modelos e marcas. Podem ser adesivos, parafusados ou embutidos na selentina da porta,  existindo inclusive modelos de acionamento automático, além de impedir a passagem de poeira e entrada de insetos ajudam a manter a estanqueidade da porta evitando a passagem de ruídos.

    Modelo de Veda portas retrátil. (Modelo Comfort Door)
  • Borracha ou Escova Veda Frestas: fornecido em perfil adesivo de escova ou borracha, são componentes colados no rebaixo do batente, na área de contato entre perímetro da folha da porta e o batente. Em portas de giro, o rebaixo deve ser feito prevendo o espaço para a fixação da borracha para o correto fechamento. A borracha ajuda a manter a estanqueidade do sistema ao mesmo tempo que amortece e reduz o ruído de impacto do choque da folha contra o batente quando ao fechar a porta pelo usuário ou pelo vento.

    Ilustração borracha de vedação.
  • Adesivo Vedante Acrílico:  também chamado de selante acrílico, trata-se de um composto homogêneo plasto-elástico a base de dispersões acrílicas, é utilizado para o enchimento de fissuras e para juntas de definição antes da pintura e nas frestas remanescentes entre (batente e alvenaria ou guarnição e alvenaria). Uma dica para  verificar se há existência de frestas, pode-se fechar a porta, posicionado de um dos lados com as luzes apagadas par visualizar a passagem de luz ou passar uma folha de papel pelas juntas verificando se há espaço para entrada de ar.
Aplicação de selante.

Portanto, concluímos que:

  1. A fase execução é um fator primordial para o desempenho acústco dos sistemas construtivos
  2. A principal via de acesso dos ruídos ao interior de uma edificação são as passagens de ar
  3. Segundo a lei das frestas, penas 1mm de espaçamento entre o perfil e a parede pode reduzir o desempenho de uma janela em até 20dB ou 1% de passagem de ar em um sistema compromete 50% do desempenho acústico do sistema
  4. Alguns componentes podem ajudar na estanqueidade da porta, reduzindo as passagens de ar
  5. Veda portas embutido na selentina evita passagem de poeira, insetos e ruídos
  6. Borracha veda frestas fixado no rebaixo do batente, que deve prever um espaço para sua fixação, ajuda a manter a estanqueidade do sistema ao mesmo tempo que amortece e reduz o ruído de impacto do bater de portas
  7. Adesivo vedante ou silicone pode ser utilizado para o enchimento de fissuras e para juntas de definição antes da pintura e nas frestas remanescentes

Gostou desse artigo? Gostaria de um orçamento de porta acústica? Envie uma mensagem, cadastre seu e-mail  ou entre em contato diretamente pelo (44) 3266-1255 / 98824-3126 / 98819-1700.





 

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!