Investimento em conforto acústico, 5 benefícios para o seu negócio

Se um ambiente vai ser ruidoso, barulhento ou difícil de se comunicar é muitas vezes um mistério aos donos de um novo estabelecimento comercial até que o local esteja em pleno uso e os efeitos do incômodo possam ser percebidos. Além das aparências, o projeto acústico esta diretamente relacionado a experiência dos usuários que irão “viver” o local para trabalho, lazer ou consumo. Quando essa questão é avaliada na fase de projeto, o tratamento acústico torna-se mais efetivo e menos custoso, havendo a possibilidade de melhor integração dos revestimentos acústicos ao design de interiores.

Mas quais são os reais benefícios de se investir em tratamento acústico? Para responder essa pergunta listamos uma série de fatores que podem beneficiar seu negócio ou empreendimento.

  1. Reduz esforços e o cansaço para comunicação: o tratamento acústico bem localizado e na quantidade certa ajuda a encurtar a distância entre orador e ouvinte. Melhorar o entendimento da palavra falada reflete na qualidade do serviço prestado em ambientes como salas de aula, auditórios, salas de reunião, salas de espera e atendimento de bancos, hospitais, telemarketing, igrejas, etc.
  2. Reduz incômodo causado pela combinação de ruídos em grandes espaços: efeito “coquetel” é o apelido dado ao incômodo causado pela combinação dos sons de passos, conversa, música ambiente, tilintar de talheres, toques de celulares, entre outros, típicos em locais de grande tráfego de pessoas como praças de alimentação, halls de shopping centers, supermercados, ginásios, salões de festas, centrais de atendimento, etc.
  3. Aumenta a privacidade: assim como a ausência total tratamento acústico em um ambiente contribui para o aumento do ruído de fundo relacionado ao efeito coquetel, o excesso de absorção acústica pode eliminar o mascaramento sonoro causado por reflexões bem localizadas que favorecem a privacidade. O tratamento acústico em locais compartilhados como restaurantes, coworkings e escritórios de planta aberta devem alternar regiões com materiais absorvedores e superfícies refletoras como forma de diminuir a reverberação o que contribui no entendimento da palavra ao mesmo tempo aumenta a privacidade.
  4. Permanência de clientes: o conforto acústico está associado ao aumento do tempo de permanência de clientes de bares, restaurantes, e consequentemente maior consumo no estabelecimento, assim como aumenta os índices de satisfação e probabilidade de voltar ao local.
  5. Diminui distrações: sabe-se que, ao ser interrompido pelo ruído ao realizar uma tarefa que exige concentração, leva-se em torno de 15 minutos para retomar a atividade. O conforto acústico, da mesma maneira que aumenta a privacidade, ajuda a evitar distrações desnecessárias, levando ao aumento de produtividade dos funcionários e foco no trabalho.

O investimento em acústica está relacionado à melhoria de experiência dos usuários em locais de trabalho, lazer ou consumo reduzindo esforços e cansaço para comunicação, também o incômodo causado pela combinação de ruídos em grandes espaços. O tratamento acústico favorece a privacidade, diminui distrações e está relacionado ao aumento da permanência de clientes nesses locais, que consomem mais e tendendo a retornar com mais frequência elevando os índices de satisfação com o estabelecimento.





Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!