No que que diz respeito a acústica, é comum encontrarmos no dia a dia quem nunca ouviu, tem pouco conhecimento ou se confunde sobre os termos mais recorrentes no ramo e características acústicas de materiais. Atualmente, existe no mercado uma gama de materiais que são vendidos como acústicos ou termo acústicos para aplicações diversas, mas a realidade é que todos possuem qualidades acústicas como isolamento, absorção, difusão ou reflexão e que algumas qualidades são mais acentuadas que outras, dependendo das particularidades de cada material. Este conteúdo te ajudará a entender o que é absorção acústica, quais são os materiais que mais absorvem o som, onde são utilizados, objetivos de aplicação e características técnicas.
-
- O que é: uma capacidade que os materiais possuem de dissipar energia sonora
- Onde é usado: Onde os efeitos da reverberação são muito notáveis, geralmente grandes espaços com superfícies rígidas o excesso de superfícies refletoras que fazem com que os sons se propague por mais tempo, tornando o recinto mais ruidoso e difícil para se comunicar, fazendo as pessoas elevarem o tom de voz e falar mais pausadamente em um esforço mútuo para pronunciar palavras com maior precisão e entender o que está sendo dito como auditórios, teatros, igrejas, praças de alimentação, restaurantes, salas de aula, atuando. Em estúdios, geralmente pequenos, o excesso de reverberação está associado a reflexões destrutivas que prejudicam a qualidade de gravação, por isso a importância de superfícies que absorvam o som. Em cada caso a quantidade de absorção deve ser calculada de acordo com as dimensões e finalidade de uso do local, ou seja, palavra falada, música ao vivo, gravação ou audição musical.
-
- Objetivos da aplicação: Tornar ambientes mais confortáveis para audição humana, auxiliar no entendimento da palavra falada, redução de distrações ou proporcionar uma ambiência agradável. Em galpões de indústrias e ginásios em que o campo reverberante tem contribuição significativa e a fonte sonora não está próxima, pode atuar na atenuação dos níveis de ruído internos acelerando o decaimento sonoro de fontes impulsivas como choques de peças metálicas e redução da propagação de gritos da plateia.
- Materiais: são chamados de absorsores. A característica principal é serem macios e fibrosos. A família das lãs (de vidro, de rocha e de pet), feltros, carpetes, espumas e outros tecidos com espessura considerável e trama não muito estreita ou muito esparsas. Podem estar dispostos atrás de painéis vazados, perfurados ou ranhurados, revestidos ou cobertos por tecidos. Podem ser integrados ao forro, às paredes e pisos, dependendo do uso de cada local. Atuam dissipando as ondas sonoras principalmente nas médias e altas frequências (onde o ouvido é mais sensível), porém na região das frequências graves podem ser aplicados em sistemas massa mola como forma de ampliar a banda de atuação de painéis de absorção ressonantes.
- Cálculos: cada superfície possui um coeficiente de absorção, representado pela letra α (Sabines), que tipicamente varia entre 0 e 1. O valor representa a média aritmética da razão entre a energia sonora absorvida e a total incidente na superfície por bandas de frequência (250Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz). Valores iguais a 1 podem ser exemplificados como um vão ou janela aberta em que todo o som passa sem resistência; iguais a 0 estão relacionados a superfícies rígidas; valores maiores que 1 são encontrados em medições em laboratórios e normalmente ocorre devido a difração do som nas bordas da amostra, devendo ser considerado um fator de correção antes de realizar os dimensionamentos de projeto. O projetista deve ter em mente que qualidade dos dados de entrada são primordiais para o êxito do condicionamento acústico.
Portanto, a absorção acústica é uma característica de absorver ondas sonoras presente em todos materiais, sendo que os macios e fibrosos possuem maior capacidade de absorção do que os rígidos. Os coeficientes de absorção variam entre e 0 e 1, valor que representa a razão entre a energia sonora absorvida e o total que incidiu sobre ela. A sua aplicação mais comum é no revestimento de superfícies de recintos para controle de reverberação, ou seja, a diminuição da propagação sonora, com o objetivo de fazer o ambiente soar bem musicalmente, aumentar o entendimento da fala, reduzir a propagação de sons e ruídos de maneira geral.
Entre em contato para mais informações e orçamentos de Condicionamento Acústico de ambientes para suas diversas finalidades.
O que achou desse artigo? Tem alguma dúvida? Gostou? Dê sua opinião ou pergunte abaixo. Assine nossa Newsletter para receber as atualizações do nosso canal em primeira mão!